Primeiro que este não é um post de opinião unilateral e nem de crítica à Instituição Policial, são estatísticas publicadas e confirmadas. E antes que venham falar novamente sobre a tag #vidaspoliciaisimportam, deixo um dado explícito: Para cada policial assassinado no Brasil, em 2019, 37 pessoas foram mortas por policiais. Como base de comparação, o FBI, nos Estados Unidos, avalia como "aceitável" a proporção de um policial morto a cada 10 civis mortos por policiais. Isso, segundo especialistas em segurança pública, aponta que a polícia brasileira mata mais do que deveria. (Fonte: ANUARIO DE 2020 Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP).
Negros são 75% dos mortos pela polícia no Brasil, aponta ainda o relatório.
Das vítimas de intervenção policial, 3 a cada quatro eram jovens, com idades entre 15 a 29 anos.
Jovens negros, das periferias, aprendem a temer a ação policial desde pequenos. Pois estão cientes que podem ser alvos de abordagens injustificadas, revistas humilhantes, prisões ilegais, agressões verbais, flagrantes falsos e algumas vezes espancamentos e morte.
Das 6.357 vítimas de violência policial no ano de 2019, a maior parte, 99% era formada por homens. O documento, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), levou em conta boletins de ocorrências fornecidos por 23 estados — apenas Acre, Amapá, Amazonas e Rio Grande do Norte não encaminharam dados. No comparativo com o número do ano anterior (6.175), houve um aumento de 2,9% na quantidade de mortos por agentes do estado.
0 comments: